Make your own free website on Tripod.com
Image of SS85.gif
CLUBE  DESPORTIVO
      D
E  MAFRA

               Em 1964, à realização de um jogo de futebol na Venda do Pinheiro entre a equipa local e a da Ericeira, assistiram dois mafrenses (Artur Vicente da Silva e Manuel Joaquim Alves Lopes Coelho) que se interrogaram da não existência na sede do Concelho de um clube onde se praticasse desporto, principalmente o futebol.
               Interrogaram-se na altura e nessa semana de trabalho começou com os convites a outros mafrenses, no intuito de se criar aquele que hoje existe e que celebra em 1998, 29 anos de existância.

Image of SS86.gif
.
               Até à fundação do Clube Desportivo de Mafra, os clubes que existiam nunca tinham sido federados, motivo por que em 1959 o estádio municipal, pertença da Câmara Municipal de Mafra fora vendido ao Estado em Setembro de 1951 na altura para utilização da Escola Prática de Infantaria e só mais tarde passou a património do seu actual proprietário C.M.E.F.E.D.(Centro Militar de Educação Física, Equitação e Desportos).

Em cima: Matateu; Claudini; Grilo; Rui Cravina; Xico Simões; Manuel Bahamantes; Mário Ferreira
Em baixo: Tatino; Gil; Furtado; Manuel João; Maurício; Hernani; João Mâncio

               Quando se constituiu a Comissão Organizadora, e porque tudo tinha de começar do zero, as reuniões eram feitas em casa de um dos aderentes, situada na Rua Moreira, até que vagou a casa onde hoje é a sede, na altura Estação dos Correios, e que se alugou ao então proprietário.
               Há quem confunda o nome com o Clube Desportivo de Mafra, existente anteriormente, mas a coincidência do nome deve-se, única e exclusivamente, a uma votação da Comissão Organizadora para escolha do nome a atribuir ao clube que estava agora a dar os primeiros passos, mas com diferenças no seu equipamento, pois que o anterior equipava com camisola azul e calçado branco.

               O desejo de todos era grande e até Maio de 1965 o trabalho foi grande e rápido, na angariação de sócios (cota mensal mínima de 5$00), tendo o Clube sido fundado em 24.05.1965, e os estatutos eleborados por aprovação oficial em 19.10.1965. De entre os muitos que ajudaram constam como Comissão Organizadora, devidamente assinados, nos ditos estatutos, Dr. Mário Duarte Costa da Silveira (1. Presidente da Direcção), Padre António Pedro Pinto, Domingos Ferreira, Alexandre Alberot da Fonseca, Carlos de Jesus Silva, Artur Vicente da Silva, José Ferreira Dias e Armando Pinhão Alegria.

               Não havia campo de futebol, até que se alugou o terreno onde hoje está instalado o mesmo, tendo-se começado a praticar futebol no ano de 1967. (oprimeiro jogo disputado foi contra a Freiria com o resultado favorável de 1-0).

Image of EQUIPA.gif

               Nestes anos de vida do nosso Clube atingiram-se já glórias inesquecíveis, como é o ser-se campeão, o que já aconteceu por três vezes em Seniores e 1 em juniores, em campeonatos da Associação de Futebol de Lisboa: em seniores fomos campeões da III Divisão na época de 1970/71, da II Divisão na época de 1975/76 e da I Divisão na época de 1991/92 e em juniores na II Divisão na época de 1972/73.

VETERANOS

FOTO1      FOTO2      FOTO3      FOTO4      FOTO5

Image of voltar.gif

Voltar ao menu


http://www.gosplash.com/