Make your own free website on Tripod.com

Freguesia de Mafra

Image of bar4.gif

Image of SS90.gif
-
      Sede de um Município desde o ano de 1189. No entanto, a sua origem remonta a épocas muitíssimo mais recuadas, presumivelmente ao neolítico ou mesmo ao paleolítico. D. Manuel I concedeu-lhe Foral Novo em 1513. Porém, foi o Rei-Sol Português, D. João V, quem a promoveu, ao escolher um arrabalde para nele edificar o Palácio-Conven

to de Santo António, geralmente considerado o ponto de partida do barroco português. Dignos de admiração: a estatuária italiana, a maior colecção existente em Portugal, os dois carrilhões e os seis orgãos, conjuntos únicos em todo o mundo, bem como a Biblioteca, repositório formidável do saber apadrinhado pelo monarca Magnânimo. Coração e centro cultural da região saloia, oferece aos seus visitantes a possibilidade de se familiarizarem com o artesanato vivo, com a etnografia, com a natureza, com a história e com as artes. A doçaria tradicional constitui um dos seus mais proeminentes atractivos gastronómicos.

Image of FORALR.gif Image of FORALV.gif

Foral Manuelino da Vila de Mafra ano de 1513
Arquivo Histórico de Mafra

Área: 4023, 493 ha
População: 9773 habitantes (1991)
Situação: Freguesia de Santo Isidoro, a Norte; Sobral de Abelheira e Tapada de Mafra, a nascente; Igreja Nova e Cheleiros, a Sul; Carvoeira e Ericeira, a poente.

Image of voltar.gif

Voltar ao menu


http://www.gosplash.com/