Make your own free website on Tripod.com
Palácio Nacional de Mafra

O PALÁCIO

               
A parte respeitante ao palácio, propriamente dita, alonga-se em toda a extensão da fachada poente em cerca de duzentos e vinte metros, de torreão a torreão, pouco menos do comprimento da frontaria do monumento congénere do Escorial em Espanha. Nada menos de onze salas se alinham ao longo deste magestoso edifício Joanino.
               Precisamente, ao centro deste enfiamento arquitectónico fica situada a chamada «Sala da Benção», completamente revestida de vistosa pedraria azul, preta, amarela, branca e vermelha. Para o lado da igreja, abrem três magníficas tribunas donde se pode admirar a imponente perspectiva da nave central da Basílica.
               Partindo deste ponto, aos olhos do observador, a perspectiva é impressionante pela distância que nos separa da última sala desta sequência arquitectónica. Numa delas, a

Image of SS71.gif
    .
nota artística é dada pela admirável tapeçaria historiana, de Bruxelas, assinada por Leinier. Seguen-se outras de maior, ou menor interesse, até se chegar à antiga «Sala do Trono», com o seu tecto pintado e algumas «grisailles», de Domingos Sequeira. Bastava esta elaboração para dar ao recinto categoria artística, aliás já firmada por outros elementos decorativos, desde o mobiliário às tapeçarias e objectos de iluminação.
               De resto, as proporções da sala concorrem, à maravilha, para tornar mais nobre e bela a sua elegância.
               Embora discreto, pelo arranjo arquitectónico e pela meia-luz que o envolve, o «oratório» é, apesar disso, um

recanto muito saboroso e bastante evocador da vida palaciana doutros tempos.
              O Palácio serviu de residência de verão à Família Real e o Convento chegou a albergar cerca de 300 frades arrábidos. Hoje é museu nacional e o Convento está a ser utilizado como Escola Prática de Infantaria, assim como a Câmara Municial se serve dele como Paços do Concelho.

Image of ZZ27.gif
 .
Image of ZZ28.gif

Em cima: Sala da Caça
Em baixo à esquerda: Quarto onde dormiu o rei D. Manuel II antes de partir para o exílio
Em baixo à direita: Enfermaria do Convento destinada a doentes graves

Image of voltar.gif

Voltar ao menu


http://www.gosplash.com/