Make your own free website on Tripod.com

José Silos Franco

Image of FRANCO.gif

   .
Image of 124.gif

   .
               Reconhecido nacionalmente como um dos expoentes máximos da arte de trabalhar o barro, José Franco tem estado ligado directa ou indirectamente a quase toda a vida sobreirense. Foi um dos fundadores da liga dos amigos local, que agora o homenageia, participou na construção da igreja e do lar de terceira idade, entre outros momentos altos da povoação, "de tal maneira que o Sobreiro não seria conhecido sem o José Franco".
               Condecorado por Ramalho Eanes com a comenda de Cavaleiro de S. Tiago, José Franco já pertenceu à Junta de Freguesia de Mafra; durante 10 anos integrou a Conferância de S. Vicente de Paulo do Sobreiro e Achada; foi presidente do conselho fiscal da Liga dos Amigos do Sobreiro; membro da Direcção do Lar e Centro de Dia para Idosos do Sobreiro; é padrinho dos ranchos folclóricos do Milharado e Florinhas do Sobreiro e integrou o júri de vários concursos de trabalhos de arte.

   .
               A este protagonidmo artístico e social, a organização da homenagem soma o factor humanitário de José Franco. O artista é considerado "um homem bom, que consegue atender sempre os necessitados que diariamente lhe batem à porta". Um dos exemplos apontados para provar o bom coração de José Franco é o facto de este permitir a entrada gratuita na sua aldeia-museu, "o que não acontece regra-geral em qualquer parte do mundo", refere o presidente da Liga dos Amigos do Sobreiro.

Image of voltar.gif

Voltar


http://www.gosplash.com/