Make your own free website on Tripod.com

Os Carrilhões

               As altaneiras Torres, conhecidas por Torres Norte e Sul, têm à sua guarda um dos maiores tesouros musicais e artísticos de todo o mundo: os famosos carrilhões de Mafra.
               Oa carrilhões de Mafra, um em cada Torre, foram fundidos na Bélgica em 1730: o da Torre Norte saiu das oficinas de Nicolau Levache, em Liège, e o da Torre Sul das oficinas de Willelm Witlockx, em Antuérpia. Ambos de grande dimensão e alta qualidade, partem de um Fa 0, um sino em bronze com cerca de 11 000 quilos! Depois seguem-se os restantes com cerca de 11 000 quilos! Depois seguem-se os restantes sinos, em escala cromática, perfazendo o da Torre Norte 49 e o da Torre Sul, 53.

Image of sineira.gif
.
            Os famosos carrilhões podem ser tocados manualmente pelo carrilhanista, através de um teclado em madeira para as mãos e uma pedaleira para os pés, e mecanicamente, através de um mecanismo acoplado aos magníficos relógios, composto de 2 enormes tambores, tipo caixa de música, que rodando fazem accionar um teclado metálico por intermédio de cavilhas dispostas nos referidos tambores, representando as músicas neles

inscritas. Os dois sistemas são independentes, sendo os sinos comuns.
               O carrilhão manual utiliza badalos interiores, actuados pelo carrilhanista, através do teclado. O carrilhão mecânico serve-se de martelos colocados no exterior dos sinos actuados pelas teclas metálicas accionadas pelos tambores.
               Actualmente só a Torre Sul está operacional, tendo sido os dois sistemas totalmente restaurados por especialistas holandeses: o manual em 1987 e o mecânico em 1993.
               Todos os Domingos são executados concertos no carrilhão da Torre Sul por carrilhanistas portugueses, pelas 16 horas, para delícia de todos. Respeitando o balanço de tão pesado instrumento, podem ouvir-se desde a música erudita de diversos tipos à música popular portuguesa, não esquecendo o Fado, através de adaptações, e também música expressamente composta para carrilhão por autores holandeses, belgas e portugueses.

"Francisco Alves Gato in revista Veteranos C. D. Mafra, Maio, 1994"

Image of SS82.gif
             .
Image of SS81.gif

Em cima: Torres sineira e zimbório da Basílica
Em baixo à esquerda:
Teclado para tocar
Em baixo à direita:
Carrilhões

Image of voltar.gif

Voltar ao menu


http://www.gosplash.com/